Nesta segunda-feira (22/09), às 23h29, tem início a Primavera, estação mais esperada neste ano do que em anos anteriores porque uma de suas principais características é o retorno da chuva a grande parte do País, inclusive no Sudeste, que passa pela maior crise de água das últimas décdas.
De acordo com a Climatempo, há previsão de formação do fenômeno El Niño de fraca intensidade, ao longo dos próximos meses. De forma geral, teremos mais calor do que o normal e a chuva deve ficar um pouco acima da média em parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No El Niño, o aquecimento das águas do Oceano Pacífico altera a distribuição de calor e umidade em várias partes do planeta.
No Atlântico, as águas estão mais quentes do que o normal na maior parte da Argentina, Sul do Brasil e São Paulo, ficando perto do normal no restante da costa do Brasil. A probabilidade de ocorrência é maior para o fenômeno El Niño, em relação à continuidade da neutralidade ou o fenômeno La Niña. Meses – A primeira quinzena de outubro ainda será quente e com chuva muito irregular no País.
Já na segunda quinzena devemos ter a passagem de duas frentes frias e o retorno das pancadas de chuva no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e no sul da região Norte. Ainda pode esfriar na passagem das frentes frias, de acordo com os meteorologistas da Climatempo.
Já novembro deve ser marcado pelo aumento da chuva em diversas áreas do Brasil. No Sudeste, os Estados de São Paulo e de Minas Gerais podem ter elevados totais de precipitação, mas apenas em pequenas áreas, como no leste de SP e no norte de MG.
Fechando a Primavera, em dezembro poderemos ter aumento da quantidade de chuva em parte do Sudeste.